top of page

Paisagismo do alto do mangue

Diagrama de Bolhas

Projeto Paisagistico

Diante de várias análises do bairro Joana D’arc, das necessidades dos moradores que vivem ali, foi pensado em cada detalhe para o projeto da praça linear e assim satisfazer cada um deles, não atrapalhando o modo de vida e a cultura, mas sim complementando no dia a dia. No entanto, tomando partido da história do bairro, foi aonde começou a ir surgindo as ideias para interagir melhor a população. Tendo assim o mangue, que é um dos principais pontos a ser levado em consideração, por ter sido a partir dele que todo o bairro surgiu. Por necessidade de alimento e moradia, todos foram se apropriando nas margens e aí evoluindo cada vez mais o bairro. Então para valorizar esse marco visual, foi pensado em um deck em dois pontos da praça linear que levaria aos usuários uma aproximação maior e assim apreciar o que tem de melhor no bairro. Como paginação de piso o ponto necessário na escolha é em relação a acessibilidade, até porque deve atender pessoas de diversas necessidades, portanto, usamos pisos intertravados que além de ser permeável ajuda na circulação agradável e podendo ter variados tipos de cores, que foi a partir delas que pensamos na ideia de desenhar um peixe e uma simulação de água no chão, para levar um significado maior a quem passar por ali e assim nada passar despercebido na praça. Utilizando este desenho do peixe, foi onde locamos a área de crianças, com equipamento de diversão, em que ficaria mais no interior da praça e cercado para que não haja nenhum conflito e perigo. Tendo também a praça dos cuidadores ao lado, onde terão visão a tudo que acontecer com as crianças. Outro ambiente criado foi a academia de idosos, também no interior da praça para protegê-los e sempre com bastante vegetação para criar locais sombreados e agradáveis. Também foi inserido uma área de skate para os praticantes e até mesmo iniciantes, com diversos tipos de rampas para a diversão de todos. Mas como estratégia, foi locado na ponta da praça, próximo ao condomínio multifamiliar para evitar barulhos no bairro e a implantação de árvores maiores é necessário para conter esses ruídos produzidos pelos usuários.

Onde seria o “olho do peixe”, criamos um coreto, uma forma de enaltecer o olhar para o redor deste. Foi locado também uma quadra poliesportiva, protegido por árvores para toda a população fazer o esporte que mais se identificar e com bancos nas laterais para assistirem os jogos que acontecerem nela. E por fim a ciclovia para uma melhor mobilidade, feita nas margens do lote para não haver nenhuma interferência com os demais locais e ligando a ciclo faixa já existente na Rodovia Serafim Derenzi.

Por toda a praça pode ser visto a quantidade de árvores, para torná-la agradável e com frescor, de diferentes espécies e portes para não só deixar mais bonito, mas pensando também nos tipos de raízes para não atrapalhar nenhum tipo de ligação que ocorre por baixo do solo e também pensando em caso de fungos em árvores que normalmente acontece e assim não perdendo grande quantidade de árvores por serem de espécies diferentes. Devemos então pensar em todos os pontos para assim ter um ambiente melhor para todos.

E para melhor representar em desenho o que foi falado, a baixo pode ser visto perspectivas eletrônicas para melhor entendimento dos leitores.

1

No centro do "rosto" do peixe onde encontra-se no olho um coreto uma área coberta, servindo de refúgio para aqueles que querem se esconder do sol ou também da chuva. Além de ser uma bela visual entre a área das crinças, dos cuidadores e para a quadra.

3

2

Nesse caminho da imagem como todo durante a praça,  fica entre árvores, o que pode levar a fazer uma bela caminhada na sombra. E no contorno do canteiro foi projeto de forma que fosse elevado e os usuários pudessem sentar de forma agradável nas próximidas das árvores. 

3

Nesse outro ângulo do caminho observa-se um pedaço da ciclovia e alguns banquinhos para uma área de descanso durante a caminhada.

4

Vista do deck, para o manguezal, também pegando uma pequena área da ciclovia. Possuindo alguns acentos para apreciarem a visão deste marco tão importante na região.

5

O outro deck mais próximo do coreto tem uma ampla visão para a área do "peixe" com várias mesas com sombrinhas para o conforto do usuário.

6

Quadra poliesportiva 20m x 30m. Para a prática de esportes por todos, protegidos por árvores para evitar um ruído para as moradias.

7

outro ângulo da área de bancos no contorno do caneiro, protegidos pelas árvores.

8

Um canteiro ao longo do caminho com banquinhos no entorno para apreciar as paisagens da praça.

9

Academia Popular para idosos com proteção das árvores para o sol da tarde.

10

Área de skate com vista para ciclovia.

11

Área de skate com parede grafitada.

12

Vista do passeio para área de skate, ciclovia e deck.

13

Área das crianças, com parquinho cercado como um tipo de proteção para as mesmas. Possuindo ao lado uma área de cuidador também cercada, mas com total visibilidade para as crianças.

14

Área do parquinho infantil com vista para ciclovia

15

vista de dentro do peixe para o coreto e para a ciclovia.

E por fim, esta imagem faz uma representação da visão do observador olhando para área da quadra e estacionamentos da rua principal do loteamento.

Mapa de espécieis

Quadro de Especificações

Entre em contato

 

lelixarquitetura@hotmail.com

Tel: 123-456-7890

Endereço

 

Avenida Comissário José Dantas de Melo, 21 - Boa Vista, Vila Velha - ES, 29102-920

Este site é uma representação de um site de escritório, meramente ilustrativo, com intuito de atender as necessidades da matéria de Ateliê I da Universidade de Vila Velha. Os endereços e números para contato são falsos, e o conteúdo contido nele é de total responsabilidade dos alunos (criadores da página). Qualquer problema, ou motivo para entrar em contato ligue para (27)997186655.

© 2015 by LELIX. Proudly created with Wix.com

 

Image by Lexe-I has not been altered and is used in compliance with CC License. If you retain this image, please do not alter it.

bottom of page