top of page

Limites do bairro

 

 

Mapa com o limite o bairro Enseada do Suá

Praia da Jurema

Praia da Jurema

Limites são os contornos perceptíveis, tais como muros, construções e a costa, no entanto a Enseada do Suá tem seu limite contornado pela bahia de Vitória em sua grande parte e fazendo divisa com seus vizinhos Santa Helena, Praia do Suá e Jesus de Nazareth, sendo o Parque Natural Municipal Von Schilgen próximo ao seu limite. Além disso, o bairro tem uma localização importante em Vitória sendo um grande centro comercial. 

Traçado e Padrão fundiário

O traçado urbano é um componente importante nos custos monetários de implantação de loteamentos.

Uma das características marcantes deste bairro são as superquadras.   

 

É visto que possui uma grande quantidade de ruas sem saída no bairro, localizadas em áreas majoritariamente residênciais, como nas imagens a seguir.

Mapa demarcando rua sem saída do bairro

Mapa em que destaca gabarito e tamanho dos lotes

extraido em: http://sistemas.vitoria.es.gov.br/webleis/Arquivos/2006/L6705.PDF (PDU)

MY BUTTON

Vista da Rua Manoel Feu Subtil

Vista da Rua Manoel Feu Subtil

Vista da Rua Des. Mario da Silva Nunes

Vista da Rua Izidro Benezate

Nota-se que a topografia do bairro possui um relevo quase plano, se comparado ao restante da cidade. 

Mapa da topografia do bairro em relação a cidade de Vitória

extraido em: http://geoweb.vitoria.es.gov.br/Default.aspx

Hierarquia viária

Mapa de Hierarquia das vias

extraido em: http://sistemas.vitoria.es.gov.br/webleis/Arquivos/2006/L6705.PDF (PDU)

O bairro Enseada do Suá, localizado dentro do contorno preto do mapa, tem sua via mais destacada a arterial metropolitana, mas também possui a local principal e a arterial municipal. 

Nos horários entre às 16h e às 20h de um típico trânsito de segunda-feira conclui-se, através do mapa ao lado, que é lento e com um alto congestionamento. Um dos motivos é por ser um horário de saída de trabalho e pelo fato da Enseada está crescendo bastante na área de edifícios empresariais e de serviço.

Mapa de Fluxo de trânsito

Corte da Rua Des. da Silva Nunes

Vista da Rua Des. Mario da Silva Nunes

Por ser uma rua local, o movimento desta não possui um grande fluxo de carro. Logo, possui apenas calçadas e as ruas de paralelepidos. 

Corte da Av. Nossa Sra. dos Navegantes

O corte Viário a cima é um exemplo da Av.Nossa Sra. dos Navegantes, onde possui calçadas, ciclovia, rua com três faixas e canteiro central  com uma boa arborização. 

Av. Nossa Sra. dos Navegantes

Gabarito 

 

Mapa destacado número de pavimentos 

extraido em: http://sistemas.vitoria.es.gov.br/webleis/Arquivos/2006/L6705.PDF (PDU)

Em relação ao gabarito, é possível notar que o número predominante de pavimentos é de 1 a 3. Porém, nas áreas de serviço e empresarial, possui uma grande verticalização. 

Vista da Rua Manoel Feu Subtil

Vista da Av. Nossa Sra. dos Navegantes

Vista da Rua Humberto Martins de Paula

Vista da Rua Manoel Feu Subtil

Espaços livres de uso público

Mapa demarcando as Praças

extraido em: http://geoweb.vitoria.es.gov.br/Default.aspx

Curva da jurema

Diante de uma cidade urbanizada, em que as pessoas só vivem na correria de trabalho, casa e filhos, no bairro Enseada do Suá  por exemplo, é um bairro onde apesar de toda essa urbanização ela possui também seus espaços livres para toda a população, podendo ser usada da forma que acharem melhor. Tem a Praça do Papa, que muitas vezes recebe eventos culturais, a Praça dos desejos e da ciência e a Praça próxima a terceira ponte, em uma área que pode-se dizer, mais reservada e algumas outras mais.   Mas dando ênfase à Praça da Ciência e a dos desejos, é a que possui uma maior variedade de equipamentos urbanos para a população, como quadras de esportes, calçadão, academia popular, parquinho para crianças, e muitos outros equipamentos interessantes para diversão e para alguns servindo para prática de exercícios físicos. 

Área próxima ao Pier

Praia do meio

Praça do Papa

Praça da praia do meio

Praça dos Desejos                                                     Praça da Ciência

Praça dos Desejos                                                           Praça da Ciência                                                     Praça da Ciência

Concentração de comércio e serviço

Como já dito anteriormente, o bairro Enseada do Suá, começou sendo uma área mais para residências, porém com o crescimento da cidade não teve para onde fugir, os edifícios modernos foram construindo neste bairro e foi onde acabou sendo um centro comercial, com edifícios importantissimos para a cidade, mas apesar deste crescimento ainda possui as áreas de habitações residenciais. 

Mapa de Uso 

Residência

Secratária de estado da saúde

Assembléia legislativa do Espirito Santo

Construção Cais das artes

Consultório Cirurgião Plastico

Escola Monteiro Lobato

Vista áerea de uma parte bairro

Vista da Av. Nossa Sra. dos Navegantes

Ed. Palácio do Café

Zoneamento e índices urbanísticos

 

No Art.89, da Zona de Ocupação Restrita (ZOR), diz que seus objetivos são: Compatibilizar o adensamento construtivo com as características do sistema viário; Preservar os locais de interesse ambiental e visuais de marcos significativos da paisagem urbana. e garantir o acesso às praias.

 

 A outra zona do bairro é a Zonas de Equipamentos Especiais (ZEE), onde são compostas por áreas que englobam atividades com características especiais, que exercem ou possam exercer impactos econômicos, urbanísticos, ambientais e funcionais do Município de Vitória. E na Enseada do Suá a zona que é mostrada é a ZEE8 - área delimitada pela Av. Américo Buaiz e Ruas Marília Resende Scarton Coutinho e Renato Nascimento Daher Carneiro. E deve possuir toda a acessibilidade no bairro, promover a integração dos equipamentos com a cidade e entre outros objetivos. 

 

E por último,no Art.74 a outra Zona que engloba no bairro Enseada do Suá, é a Zona de Proteção Ambiental (ZAP), em que são definidas em função das necessidades de proteção integral e dos diferentes graus de uso sustentável permitidos, são compostas por ecossistemas de interesse para a preservação, conservação e desenvolvimento de atividades sustentáveis. Porém são divididas em três zonas, sendo que no bairro possuem duas, a ZAP2: áreas destinadas à conservação dos ecossistemas naturais e dos ambientes criados, com uso sustentável dos recursos naturais, podendo ser utilizadas para fins de pesquisa científica e entre outros e a ZAP3: áreas com atributos ambientais relevantes, destinadas à recuperação e conservação dos recursos naturais e paisagísticos, cujo uso e ocupação do solo devem ser controlados de forma a assegurar a qualidade ambiental.

.

 

 

 

De acordo com o PDU de Vitória, no Art. 83, onde explica sobre os objetivos da Zona de Ocupação Preferência (ZOP), que são: Induzir, sob a coordenação do Poder Público, os processos de transformações urbanas; Preservar visuais de marcos significativos da paisagem urbana; e Estimular o uso múltiplo, com interação de usos residenciais e usos não residenciais.

 

 

Tabela de algumas Zonas Urbanísticas encontradas no bairro

Percepção Ambiental

Ao andarmos pelo bairro, pode ser visto diversos atrativos e marcos visuais tanto dentro do bairro como fora, dando belas paisagens para quem passa pelas ruas da Enseada do Suá. Sendo que estes pontos acabam se tornando pontos de referência. O Shopping Vitória por exemplo é um grande atrativo de compras, passeios e de cinema. Temos também a vista para o Convento da Penha e a Terceira Ponte em alguns pontos das vias. Além destes e outros marcos do bairro, como nas fotos. Possui também uma grande arborização nas ruas, para filtrar melhor o ar da cidade e do bairro. 

Monumento ao Imigrante Italiano

Monumento em homenagem a imigração grega no Espírito Santo

Cruz Reverente e Convento da Penha

Guerreiro Zulu

Terceira Ponte

Crítica Urbanística

Diante de análises, pode-se perceber que o bairro Enseada do Suá, possui pontos positivos como, áreas para descanso e passeio, a Praça do Papa por exemplo, onde em algumas épocas do ano, ocorrem eventos culturais, oque torna um grande atrativo para a população. Possui também um bom urbanismo, além da sua ciclovia que se extende por quase todo o bairro e vias largas que facilita o fluxo de carros, porém em horários de pico, como saídas de trabalho, o fluxo permanece bastante congestionado, pelo fato de não possuir muitos acessos e assim a Av. Nossa Sra. dos Navegantes, fica sendo a principal passagem da maioria dos trabalhadores. Além disso, existem pontos estratégicos para marcos visuais, como convento da Penha e Terceira Ponte, que embelezam ainda mais o bairro e toda a cidade.

Porém tem seus pontos negativos, onde as praças ao mesmo tempo trás uma área de sossego, muitas vezes se contradiz, pois acaba se tornando um pouco vunerável.

Apesar de ser um bairro com grande fluxo de veículos e pessoas, o policiamento no local é pouco fazendo com que os cidadãos que passam pelo local se sintam inseguros. Há pouca arborização e as calçadas são inacessíveis dificultando o direito de ir e vir

 

Entre em contato

 

lelixarquitetura@hotmail.com

Tel: 123-456-7890

Endereço

 

Avenida Comissário José Dantas de Melo, 21 - Boa Vista, Vila Velha - ES, 29102-920

Este site é uma representação de um site de escritório, meramente ilustrativo, com intuito de atender as necessidades da matéria de Ateliê I da Universidade de Vila Velha. Os endereços e números para contato são falsos, e o conteúdo contido nele é de total responsabilidade dos alunos (criadores da página). Qualquer problema, ou motivo para entrar em contato ligue para (27)997186655.

© 2015 by LELIX. Proudly created with Wix.com

 

Image by Lexe-I has not been altered and is used in compliance with CC License. If you retain this image, please do not alter it.

bottom of page